A Nansen está caminhando junto com o Brasil em direção à mobilidade elétrica. A empresa participa do Projeto de Mobilidade Elétrica do Grupo Equatorial Energia em cinco capitais brasileiras: Teresina (PI), São Luís (MA), Belém (PA), Maceió (AL) e Campo Grande (MS), fornecendo estações de carregamento para veículos elétricos que serão instaladas em locais públicos. O equipamento fornecido pela Nansen é a estação semirrápida, com capacidade para carregar dois veículos simultaneamente.
A iniciativa acontece por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia elétrica (ANEEL) e conta com a infraestrutura fornecida pela Nansen. O projeto, cujo investimento é de cerca de R$19 milhões, tem inauguração prevista para novembro.
Conheça o projeto
A estação de carregamento para veículos elétricos contará, ainda, com um posto para carregamento de bicicletas elétricas. Um carro elétrico será doado à prefeitura de cada cidade, para a realização de rondas policiais na região e a comunidade poderá utilizar as dez bicicletas elétricas disponibilizadas, que serão compartilhadas via aplicativo de celular. A partir deste piloto, o Grupo Equatorial pretende avaliar o uso de veículos elétricos pela população.
O projeto tem o objetivo de promover o uso sustentável da energia associado aos meios de transporte, além de incentivar a redução dos impactos ambientais causados por combustíveis fósseis. A população é beneficiada ainda de outra forma, com o oferecimento de uma infraestrutura preparada para fomentar o lazer e as atividades físicas por meio das bicicletas elétricas.