Eletromobilidade no Brasil: um breve panorama

O desenvolvimento sustentável é uma busca que certamente vai alterar a maneira como nos locomovemos no futuro. Uma gestão mais eficaz e estratégica dos recursos energético pode fazer a diferença nas áreas urbanas, onde mais de 50% da população mundial vive. Nesse contexto, um modelo de cidade sustentável passa, principalmente, por questões que envolvem energia limpa e eletromobilidade eficiente.

Veículos movidos por combustível fóssil emitem cerca de 20kg de dióxido de carbono a cada 100km. Carros elétricos, por sua vez, não emitem nenhum gás poluente. O impacto ambiental da fabricação desses veículos também é menor, incluindo extração de matérias-primas e fabricação de componentes. Se a energia utilizada para carregar o carro também for limpa, o cenário é ainda mais sustentável.

Como viabilizar as iniciativas em eletromobilidade?

A partir destes dois eixos – eletromobilidade e energia limpa –, é possível obter uma resposta eficiente a problemas como a poluição e emissão de gases de efeito estufa, grandes vilões do processo de aquecimento global.

As tecnologias disponíveis já seriam capazes de suprir essas demandas? Como colocá-las em prática? O relatório Electric Vehicles for Smarter Cities: The Future of Energy and Mobility, do Fórum Econômico Mundial, aponta a necessidade de integrar a descentralização da geração de energia e a eletromobilidade. Nesse cenário, as redes inteligentes teriam o decisivo papel de servir de base e de sistematizar os serviços urbanos.

De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, três grandes linhas de ação poderiam ser adotadas:

• Abordagem específica para o mercado, com uma colaboração que integre governantes, urbanistas, companhias de energia e de serviços de mobilidade e os fabricantes de veículos;
• Ênfase no transporte público movido por energia elétrica, incluindo, além de ônibus, táxis e demais veículos compartilhados;
• Infraestrutura de estações de recarga pública, com pontos fixos para suprir a demanda de carregamento de veículos elétricos.

O relatório, publicado no início de 2018, indica que, embora essas medidas sejam gerais e aplicáveis a qualquer contexto urbano, cidades diferentes precisam de soluções individuais. 

Regulamentação de estações de carga

Como a maior parte da energia gerada no Brasil é proveniente de fontes limpas, o crescimento da frota de veículos elétricos no país é ainda mais benéfica ao meio ambiente. Em junho, a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a regulamentação sobre a recarga de veículos elétricos no país.

A ANEEL optou por uma regulação mínima, evitando a interferência da atividade nos processos tarifários quando o serviço for prestado por distribuidora. O objetivo da decisão foi reduzir a incerteza aos potenciais investidores do segmento, eliminando eventuais barreiras para o desenvolvimento do mercado.

A Agência estima que, nos próximos dez anos, a propulsão elétrica alcance um status relevante no Brasil, com o mercado em expansão. A regulamentação aprovada permite “a qualquer interessado a realização de atividades de recarga de veículos elétricos, inclusive para fins de exploração comercial a preços livremente negociados, a chamada recarga pública”. O formulário eletrônico para o registro de estações de recarga de veículos elétricos já está disponível.

Sistema de veículos elétricos compartilhados

O Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica, criado pela Enel em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e com a Prefeitura da capital cearense, foi criado com o objetivo de ser um laboratório em eletromobilidade e energia limpa. O Centro pretende investigar o impacto econômico e socioambiental que a tecnologia pode ter nas cidades brasileiras.

As pesquisas do Centro, além de avaliar as mudanças na qualidade de vida das pessoas que utilizam o sistema, têm como objetivo mensurar os benefícios para o meio ambiente. A iniciativa é responsável, ainda, por implementar e gerir o primeiro sistema de veículos elétricos compartilhados do Brasil, com uma frota de 20 carros e 12 estações de carga. Nesse sistema, os usuários se cadastram no aplicativo Vamo e, mediante pagamento, podem utilizar o veículo para a realização de trajetos dentro da cidade de Fortaleza. A autonomia de cada veículo é de até 300km.

Para o consumidor, além de contribuir com um futuro mais limpo, as iniciativas em eletromobilidade podem representar, ainda, economia. É possível, por exemplo, otimizar o carregamento com a opção por horários em que a energia é mais barata. Com um maior número de estações de carga, a autonomia dos veículos elétricos deixa de ser uma preocupação e passa a ser um vislumbre para uma sociedade mais sustentável.

Conheça as soluções da Nansen em eletromobilidade!

Compartilhar trecho:

AS MAIS LIDAS

1

2

3

4

Você também pode gostar...

Fale agora com nossa equipe comercial

Estamos prontos para atender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas

Fale agora mesmo com um dos nossos Consultores

xxxxporn xxx desi housewife in pune indian sexy olocaust Indian Xxx Fuck In Hindi Indian girl best sex lucy cat porn selfie sex Desi bhabhi hard sex hot indian sex seksvideos seks porno xxx
https://cheersport.at/doc/pkv-games/https://cheersport.at/doc/bandarqq/https://cheersport.at/doc/dominoqq/https://www.acpi.com.br/ls/pkvgames/https://www.acpi.com.br/ls/bandarqq/https://www.acpi.com.br/ls/dominoqq/https://pedidu.com.br/clio/pkvgames/https://pedidu.com.br/clio/bandarqq/https://pedidu.com.br/clio/dominoqq/https://banasqualidade.com.br/mae/pkvgames/https://banasqualidade.com.br/mae/bandarqq/https://banasqualidade.com.br/mae/dominoqq/https://revistas.pge.sp.gov.br/docs/pkvgames/https://revistas.pge.sp.gov.br/docs/bandarqq/https://revistas.pge.sp.gov.br/docs/dominoqq/
https://journal.rtc.bt/https://plenainclusionmadrid.org/salud-mas-facil/
https://prajaiswara.jambiprov.go.id/https://lpm.stital.ac.id/https://digilib.stital.ac.id/https://lpsi.uad.ac.id/https://bsdm.uad.ac.id/https://sipil.teknik.untan.ac.id/