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Nansen fornece infraestrutura de recarga para ônibus a São José dos Campos

Já pensou que a mobilidade elétrica é uma possibilidade também para o transporte público? Para os moradores de São José dos Campos (SP), essa é uma realidade cada vez mais próxima.




Nansen fornece infraestrutura de recarga para ônibus a São José dos Campos




14/09/2021

Já pensou que a mobilidade elétrica é uma possibilidade também para o transporte público? Para os moradores de São José dos Campos (SP), essa é uma realidade cada vez mais próxima. A prefeitura comprou 12 ônibus 100% elétricos e articulados. Além das estações de carregamento, toda infraestrutura de recarga está sendo construída pela Nansen. Trata-se de um projeto pioneiro: no Brasil, essa é uma das primeiras infraestruturas de grande porte para o carregamento de veículos elétricos.

Local das obras

Infraestrutura de recarga Nansen

Os carregadores da Nansen serão do modelo Dual Conector CCS2, que é ultrarrápido e possui 200kW de potência de saída – a expectativa é de que os ônibus sejam completamente carregados em menos de três horas. E, para atender às necessidades do cliente, a infraestrutura deve comportar o carregamento de seis ônibus, simultaneamente. A construção de toda a infraestrutura de recarga, composta por uma cabine primária para medição e proteção em média tensão, transformador de 1500kVA, cabeamento e proteção em baixa tensão e, por fim, instalação e comissionamento das estações de carregamento são de responsabilidade da Nansen.

Essa construção é essencial para o bom funcionamento das estações, uma vez que o consumo de energia durante o carregamento será alto. Por isso, a Nansen está trabalhando em conjunto com a EDP, concessionária de energia local, para garantir que haja energia suficiente para o carregamento dos ônibus. Afinal, serão seis equipamentos com potência de saída de 200kW e a concessionária deve estar preparada para suprir esta demanda.

Software de gerenciamento de energia

Depois que a infraestrutura e a instalação elétrica estiverem prontas, os ônibus poderão começar a rodar. A projeção da Prefeitura é de que os carregamentos ocorrerão somente uma vez ao dia e, para otimizar ainda mais a ação, a Nansen oferece uma solução de ponta. O gerenciamento das estações de recarga será feito por meio do nosso software de gestão, o aplicativo Go Nansen. Por meio dele, é possível monitorar o consumo de energia, parâmetros de tensão, corrente, potência fornecida e todas as estatísticas de uso do equipamento. Com os relatórios de consumo em mãos, é possível auxiliar na tomada de decisões sobre o uso da energia e, assim, economizar recursos.
 
O software de gerenciamento da Nansen oferece, ainda, um diferencial alinhado às expectativas de sustentabilidade do cliente. Seus relatórios entregam também os parâmetros de redução de CO2 propiciados pela circulação dos ônibus elétricos. Com isso, a Prefeitura de São José dos Campos saberá, exatamente, quanta poluição deixa de ser gerada graças ao projeto de mobilidade elétrica.
 

Entenda o projeto
O modelo de ônibus escolhido, BYD - D11B 41.820, possui duas entradas para carregamento. Assim, a Nansen irá fornecer seis carregadores, com dois conectores cada. Depois do carregamento de seis ônibus, outros seis podem ser recarregados em seguida. As baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) têm autonomia de até 250km e capacidade de transportar 168 passageiros.


Em fase inicial, o projeto está previsto para ser concluído ainda em 2021. A aquisição dos ônibus elétricos e da infraestrutura de recarga faz parte da iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos em implementar uma Linha Verde no município. Trata-se de um projeto pioneiro, a primeira iniciativa a contar com ônibus 100% elétricos e articulados no Brasil.
 

Linha Verde será um corredor sustentável, ligando as regiões sul, leste e central da cidade

A Linha Verde desenhada pela Prefeitura de São José dos Campos pretende ser um corredor sustentável, ligando as regiões sul, leste e central da cidade. Além da economia trazida pela gestão inteligente de energia, espera-se que haja um ganho significativo em relação aos custos com combustíveis convencionais e com a manutenção dos veículos. A Linha Verde tem, ainda, o objetivo de ser um corredor expresso, reorganizando o tráfego e diminuindo a circulação de ônibus a diesel no município.