ESCOLHA SEU IDIOMA     
Zig Bee



O ZigBee é uma tecnologia wireless desenvolvida como um padrão global aberto para atender as necessidades únicas de baixo custo, baixa potência em redes sem fio “machine to machine”. O padrão ZigBee opera sob a especificação IEEE 802.15.4 de rádio e opera em bandas não licenciadas, incluindo 2,4 GHz, 900 MHz e 868 MHz. A especificação dita um protocolo de rádio baseado em pacotes destinados ao baixo custo, para dispositivos operados com baterias, em sua grande maioria. O protocolo permite que dispositivos se comuniquem em uma variedade de topologias de rede e a vida útil da bateria pode chegar a vários anos.

Características do ZigBee

• Suporte a múltiplas topologias de rede, tais como ponto-a-ponto, ponto-multiponto e redes mesh (malha) • Baixo ciclo de operação - oferece bateria de longa duração (dispositivos entram em modo “sleep” sem fechar conexão) • Baixa latência • Espalhamento espectral de sequência direta - Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS) • Até milhares de nós por rede • Encriptação 128-bit AES para conexões de dados seguras • Anticolisão, tentativas e reconhecimentos

Rede Mesh

Uma funcionalidade chave do protocolo ZigBee é a capacidade de suporte às redes mesh. Em uma rede mesh, os nós estão interligados para haver múltiplos caminhos até o ponto de concentração. As ligações entre nós são atualizadas e otimizadas através de uma sofisticada tabela de roteamento construída em malha.

Redes Mesh são descentralizadas por natureza, cada nó é capaz de auto-descoberta na rede. Além disso, como os nós saem da rede, a topologia mesh permite que eles reconfigurem seus caminhos de roteamento baseado na nova estrutura de rede. As características da topologia de rede e roteamento proporcionam uma maior estabilidade na mudança das condições ou falhas em um nó único.