ESCOLHA SEU IDIOMA     
NOTÍCIAS
Tecnologia de medição eletromecânica fez história no Brasil por sua durabilidade e confiabilidade

A medição com tecnologia eletromecânica, robusta e confiável, abre espaço para a melhora necessária na gestão pelo lado da demanda, através de medidores inteligentes e mais precisos, capazes de dialogar com uma rede que se moderniza em todos os níveis.

10/05/2017


Os anos passam e as mudanças parecem se tornar inevitáveis. À medida que a evolução tecnológica apresenta eficiência na busca por sustentabilidade no setor energético, produtos marcantes para a engenharia elétrica se despedem em meio à onda de novidades trazidas pela revolução das redes inteligentes. A medição com tecnologia eletromecânica, robusta e confiável, dá lugar à necessidade de melhorar a gestão pelo lado demanda, através de medidores inteligentes, capazes de dialogar com uma rede que se moderniza em todos os níveis.

O medidor eletromecânico introduziu novidades como a catraca, dispositivo de combate a fraudes, e passou a utilizar componentes de custo mais competitivo ao longo de sua trajetória, como o policarbonato. Sua competitividade foi prejudicada recentemente pelo alto custo de materiais essenciais, como o cobre e o ferrite. Além disso, a classe de precisão mais apurada dos medidores eletrônicos tem feito o mercado optar cada vez mais por esta tecnologia.

A fabricação, iniciada pela Nansen em 1970, marcou a entrada da empresa no mercado de medição de energia.  Com tecnologia 100% brasileira estes medidores estão espalhados pelo Brasil, América Latina e África. Sua tecnologia robusta garante uma vida útil superior a 25 anos em campo. Isto nas condições climáticas adversas encontradas nestas localidades, que levaram estes medidores a níveis extremos de umidade e temperatura. Os últimos modelos produzidos foram o M1AT, M2AT, PND5D-G e o PN5T-G, todos desenvolvidos ainda na década de 90, quando passaram a dividir espaço com o desenvolvimento e fabricação dos modelos eletrônicos. Nos últimos anos a Nansen era a única fabricante ativa no país e o Grupo CPFL o único cliente.

Com um histórico de inovações tecnológicas e desafios na área de engenharia, a Nansen está diretamente ligada ao desenvolvimento da indústria mineira. Tendo sido fabricante de instrumentos médicos pioneiros na década de 30,  uma das companhias fundadoras da FIEMG, sendo Nansen Araujo o primeiro presidente desta instituição, e pioneira na fabricação de medidores de energia e água com tecnologia 100% brasileira, a Nansen sempre se destacou por ser totalmente adaptável ao novo.

Medidores eletrônicos já estão consolidados e Smart Meter é o futuro

O portfólio de medidores eletrônicos da Nansen é completo. Todos os medidores possuem múltiplas possibilidades de comunicação e estão preparados para a medição de energia em todos os níveis do mercado brasileiro e latino-americano. Desde o residencial monofásico Lumen 2, para medição de energia ativa, até o medidor de qualidade de energia KS70Q, com opção em versão portátil e ideal para as novas regras do Prodist Módulo 8, nossos medidores são fabricados respeitando as mais rigorosas normas de qualidade. Conheça aqui os nossos produtos.

Para o futuro das Redes Inteligentes as regulamentações ainda estão sendo desenvolvidas e a Nansen está presente em todos os círculos de discussão para implantação das novas regras e tecnologias. As mudanças previstas para entrar em vigor em 2018 já impactam nos lançamentos previstos para este ano. A sociedade com o maior fabricante de medidores  da China, a Sanxing Electric Co., tem garantido à Nansen inovação constante e o lançamento de produtos no mercado brasileiro com aplicação em campo já validada em outros países do mundo.