Notícias

Contrato da Nansen com a CFE do México recebe aditivo de 100%

Mais 20 mil caixas do SIM serão instaladas




Contrato da Nansen com a CFE do México recebe aditivo de 100%




19/07/2019

O ano de 2011 começou com o pé-direito para a Nansen. A notícia do aditivo de 100% no contrato com a CFE (Companhia Federal de Energia), na cidade de Acapulco, no México, ratifica o sucesso da solução SIM (Sistema Inteligente de Medição). Os concentradores referentes ao primeiro contrato já começaram a ser instalados e até o fim deste ano, todo o fornecimento que está previsto nos dois contratos será realizado. Ao todo são quase 20 mil concentradores SIM, totalizando cerca de 180 mil pontos de medição exteriorizada. 

O fornecimento do SIM está sendo realizado em parceria com a Aclara, parceira da Nansen para implantação de tecnologias de comunicação PLC (Power Line Communication). O novo acordo representa o êxito na instalação de uma linha de produção no México para o primeiro contrato, visto que, obrigatoriamente deve haver produção local. 

Segundo o diretor de engenharia da Nansen Ricardo Zimmer, os colaboradores estiveram envolvidos não só na implantação da linha de produção e suporte técnico, mas também na preparação das equipes locais que estão cuidando da fabricação e instalação do sistema. “Um grupo de engenheiros, técnicos e administradores veio para o Brasil e aqui, na Nansen, recebeu treinamentos sobre o SIM. Posteriormente, nossos engenheiros foram para Guadalajara e, lá continuaram o treinamento e homologação dos equipamentos utilizadosna produção”, explicou. “Outro grande desafio foi estabelecer uma logística de suprimentos de matérias primas brasileiras e fornecidas por outros países”. O desafio citado por Zimmer foi ainda maior devido à criseque afetou o fornecimento de componentes eletrônicos em todo o mundo durante o ano de 2010. “A sinergia entre todos os setores da Nansen e nossos parceiros está sendo fundamental para obtermos êxito”, concluiu. 

A 1° licitação para fornecimento do SIM foi vencida no fim de 2009, desde então, mais de 30 colaboradores da Nansen se envolveram no projeto para fabricação do produto/sistema no México. A tecnologia de comunicação PLC + SIM utilizada neste país e em outros países da América Latina, deverá ser utilizada em breve no Brasil, onde também serão disponibilizadas as tecnologias GPRS e de Rádio Frequência, de acordo com as necessidades do mercado. A soma destas três opções permitirá que as concessionárias escolham a que se adequa melhor as particularidades de sua área de atuação.